Skip to content
agosto 18, 2008 / ASCOM

Marcelo Crivella, entrevista do Jornal O DIA

O Jornal O dia entrevistou os candidatos a prefeito sobre as consideradas “bombas-relógio” que o atual prefeito deixará para o próximo.

O DIA:
Cidade da Música:
O espaço cultural da Barra da Tijuca enfrenta problemas que vão desde o custo da obra – orçada em R$ 80 milhões, já custou mais de R$ 460 milhões – até a dificuldade em estabelecer as regras para o edital de concessão de uso do complexo. A Cidade da Música também é alvo de CPI na Câmara dos Vereadores e investigação do Ministério Público.

Marcelo Crivella:
“Independentemente de discordarmos da iniciativa do atual prefeito de investir recursos oriundos de impostos para construir este monumento, a Cidade da Música pertence ao povo carioca e sua utilização deverá atender em primeiro lugar ao interesse público. Vamos ouvir a sociedade civil organizada sobre a melhor forma de tornar o espaço útil e auto-sustentável de forma a diminuir os custos de manutenção.”

O DIA:
Aterro sanitário de Gramacho:
Com a vida útil esgotada desde 2004, o aterro vem sofrendo com rupturas no solo, que em períodos de chuva aumentam os riscos de vazamento das toneladas de lixo acumuladas há cerca de 30 anos, atingindo a Baía da Guanabara. Enquanto a construção do novo aterro emperra em brigas entre a prefeitura, a Câmara dos Vereadores e a Justiça, metade da área do aterro continua sendo usada para receber lixo, apesar de a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente já ter condenado o solo da região.

Marcelo Crivella:
“A vida útil do aterro de Gramacho chegou ao fim. A solução para o destino dos resíduos sólidos produzidos na cidade é o início imediato da operação do aterro sanitário de Paciência, cuja licença de instalação foi recentemente concedida pelas autoridades ambientais do governo do Estado. Iremos exigir da concessionária que vai explorar os serviços o fiel cumprimento do contrato e muito especialmente os itens que dizem respeito às normas de preservação ambiental.”

O DIA:
Concessão para linhas de ônibus:
O transporte público é um dos setores mais problemáticos no caos urbano do Rio de Janeiro. A falta de integração com o Metrô, o preço do bilhete e a manutenção de concessões para as mesmas empresas são as principais reclamações contra o sistema de transporte coletivo da cidade.

Marcelo Crivella:
“Minha proposta para o setor de transportes é reorganizar as linhas de ônibus, principalmente as que levam ao centro da cidade. Deve ser dada prioridade às faixas seletivas, com ônibus articulados de grande capacidade de transporte de passageiros. Vamos racionalizar e licitar novas linhas de ônibus, para diminuir o caos no trânsito e permitir um transporte rápido e eficiente. E para aumentar a segurança e o conforto, temos que trabalhar para a modernização da frota de ônibus, através da implantação de sistema de câmeras de segurança, ar condicionado, sistemas de TV. Afinal, todos os usuários merecem conforto, qualidade e segurança, inclusive facilidade de acesso a quem se utiliza de cadeiras de rodas.”

O DIA
Servidores municipais:
Com mais de 140 mil servidores na folha de pagamento, entre ativos e inativos, a prefeitura sofre com a falta de pessoal em alguns setores e a pressão por reajustes nos salários, defasados ao longo dos anos. O baixo efetivo da Guarda Municipal e o alto número de servidores cedidos para órgãos municipais e federais são alguns dos problemas apontados.

Marcelo Crivella:
“Vamos implantar um programa de racionalização administrativa, faremos uma gestão comprometida com o combate à sonegação e à corrupção. Implantaremos a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, que proporcionará vantagens como o aumento considerável na arrecadação, diminuirá a burocracia e trará de volta para a cidade do Rio cerca de 8.000 empresas que se instalaram em paraísos fiscais das redondezas.”


——————————-


A íntegra com a participação dos outros candidatos você pode conferir no link abaixo.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2008/interna/0,,OI3104729-EI11874,00-Rio+novo+prefeito+enfrentara+bombasrelogio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: