Skip to content
setembro 15, 2008 / ASCOM

Eduardo Paes é o candidato com mais espaço na imprensa, diz pesquisa

O candidato à Prefeitura do Rio pelo PMDB, Eduardo Paes, foi o mais citado pela imprensa carioca na última quinzena de agosto. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Doxa, do IUPERJ, com os jornais O Globo, Jornal do Brasil, ExtraO Dia, Paes foi citado 555 vezes em 275 matérias.

O segundo mais citado é o candidato pelo PRB, Marcelo Crivella, com 536 citações em 240 matérias, seguido por Jandira Feghali, do PC do B, citada 413 vezes em 233 matérias.

Durante a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura do Rio publicada pelo Comunique-se, muitos criticaram a falta de isonomia no tratamento dado pelos veículos de comunicação. O levantamento ilustra essa crítica: Paes, Crivella e Jandira somam 1504 citações, contra 1506 de todos os outros nove.

Entretanto, ter espaço não significa estar satisfeito com a cobertura. Crivella reclamou de perseguição de “setores da mídia”. O estudo mostra que, apesar de ter sido o mais citado pelo jornal O Globo, apenas 7% das 69 matérias foram favoráveis, contra 45% negativas. No O Dia e no Extra, o percentual de matérias positivas foi de 33%; no Jornal do Brasil, 25%.

Números indicam “tendência de cobertura”
Segundo a coordenadora da pesquisa, Alessandra Aldé, os números de apenas um jornal não indicam interferência editorial. Entretanto, quando comparados com outros, pode indicar uma “tendência de cobertura”.

“Os candidatos produzem parte da cobertura e ter poucas matérias positivas não indica, necessariamente, viés jornalístico. Por outro lado, se você percebe isso num jornal e nos outros não, dá margem à avaliação”, diz Alessandra.
 
Jornais refletem pesquisas de opinião
Paes, por sua vez,
afirmou que a imprensa “está fazendo um ótimo papel”. No O Dia, 39% das 92 matérias publicadas sobre ele foram positivas. O número relativo elevado de matérias favoráveis se repete no Extra (40%), no Jornal do Brasil (35%) e no O Globo (26%).

Esse fato pode representar o cenário atual de crescimento do candidato do PMDB. Segundo Alessandra, quando as pesquisas de opinião são favoráveis, o reflexo na imprensa também é.

“Os jornais são conservadores. Eles reproduzem na distribuição do espaço os resultados das pesquisas de intenção de votos. Os que aparecem melhor nas pesquisas, ganham mais destaque nas coberturas”, avalia.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: