Skip to content
setembro 21, 2008 / ASCOM

Saiba qual é a importância de um vereador para a sua cidade

“Não sou muito ligada à política não”, afirma uma senhora. “Nem me preocupo com eleição. A gente não vê melhora. A gente vota por votar”, diz um senhor.


Se você vota por votar, está abrindo mão de escolher uma pessoa que vai ser paga por você para representar o seu interesse no município em que você vive. Um bom vereador faz muita diferença na vida da cidade.

O mandato de vereador é como se fosse uma procuração dos eleitores. Quando o vereador propõe leis, reprova ou aprova as enviadas pelo prefeito, deve agir como representante dos moradores. Quando ele sugere alterações no orçamento, deve pensar nos interesses dos eleitores. Finalmente, quando ele fiscaliza a prefeitura, é como se fosse o eleitor descobrindo para onde o seu dinheiro está indo. Por isso, é essencial ter cuidado na escolha do seu candidato.

Este ano, serão eleitos 51.923 vereadores em todo o país. O número de vereadores é definido de acordo com o número de habitantes de cada município. Mas em independentemente do tamanho da cidade, é preciso que o eleitor esteja atento na hora de escolher o seu representante na Câmara, pelos próximos quatro anos.

“Se a gente não prestar atenção em quem vota, quando for a próxima eleição eu vou votar naquele mesmo que não fez nada”, declara um senhor.

Fonte: RJTV online

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Silvia / set 23 2008 3:23 pm

    Eu trabalho na Câmara e sei bem como é isso de ficar tudo sempre do mesmo jeito. Eu sinceramente acho que pras coisas mudarem de verdade, tem que entrar sangue novo na cãmara. Tem vereadores que passam 20 anos na vereança e se acomodam. Com isso passam a ditar as regras e influenciar os que entram com boas idéias.
    Por isso eu digo, se a cidade tem 20 vereadores, tem que entrar 20 novos, com primeiro mandato. Só assim as coisas começarão a mudar. Enquanto as múmias resistirem não vai dar certo.

  2. kleber joalison / out 11 2010 2:30 pm

    os politicos sò falam nos outros e ñ fala das coisas ( o que esta passando nas vidas
    das pessoas ) como ex:melhora a vidas das pessoas esgoto educação empregos
    (para analfabeto)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: