Skip to content

O Rio é lindo!

O Rio de Janeiro continua lindo!

Em meio ao caos da segurança há quem creia, como eu creio e vejo, que o Rio de Janeiro continua lindo.
Sinto muito em quem está apático com nosso município e procura formas de desligar-se e colocar a mente longe.
Eu mesma as vezes me pego olhando “pro nada”, onde me esqueço do que está acontecendo, pegar a minha bicicleta e ir para a praia ver o por-do-sol (que por sinal é sempre lindo, créditos para Deus).
Mas não posso fechar meus olhos quando o carro para no sinal e vem aqueles rapazes pedindo dinheiro em troca de limpar o vidro do carro, ou com um pedaço de papel falando do quanto precisa, ou de uma instituição para dependentes químicos, ou seja, pedindo dinheiro.

A maioria das pessoas, como eu muitas vezes, pensa: “que vagabundo, vá trabalhar”. Mas essa semana eu estava em um sinal em Benfica e um rapaz veio limpar o vidro do carro, minha mãe disse que não tinha nada, e ele agradeceu mesmo assim.
O sinal abriu e minha mãe prosseguiu, mas minha mente ficou ali, pensando no que motivara aquele rapaz pedir dinheiro. Lembrei o quanto odiava, e ainda odeio, pedir dinheiro aos meus pais para qualquer coisa. Me coloquei no lugar daquele rapaz, o quão difícil deve ser ir para o sinal e pedir dinheiro.
Pode ser por vagabundagem, necessidade, falta de opção, nunca poderei saber.

Quem poderá dizer realmente o que se passava no coração daquele rapaz?

Meu coração intristeceu-se ao ver minha impossibilidade de ajudar, pois ajudar não é dar 10 centavos, isso é esmola, e de esmola o mundo tá cheio.
Bem, o mais fácil dizer o quanto é chato esses meninos, os guardadores de carro, as crianças pedindo dinheiro; e não olhar para si mesmo, para dentro e confessar o quanto somos responsáveis pelos problemas sociais.

Não estou propondo assistencialismo, mas temos de nos posicionar. Se pudermos ajudar uma família, ajudemos, mas não com esmola, mas com responsabilidade.
Se não for com dinheiro pode ser com um ombro amigo. Quantos não estão sofrendo, com depressão, precisando de um verdadeiro amigo?

Tire mesmo que seja 10 minutos do seu dia, mande um e-mail para seus amigos, uma mensagem pelo celular, uma ligação no meio da tarde só pra saber como seu amigo está. Faça uma oração em sua casa, na sua igreja, a caminho do seu trabalho.

Muitas vezes nos olhamos e dizemos, não tenho possibilidade de ajudar, por pensar que ajudar se resume a dar dinheiro. Dê uma palavra de conforto, de encorajamento, um “Deus te abençoe”. Alegre o dia de alguém!
Faça o seu pouco, eu faço o meu e um outro também fará.
E no final todos estaremos fazendo, como uma corrente do bem, e por fim todos estaremos juntos e felizes dizendo: O Rio de Janeiro continua lindo!

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. KATIA / jul 11 2009 6:46 pm

    Deus te abençoe é só o que tenho à te dizer, Deus te abençoe!

  2. Leandro Maciel / dez 30 2009 8:01 am

    Gostei do comentário!!!

    Só que meu coração não é tão mole quanto seu…odeio mendigos,camelôs,franelinhas e principalmente essas mulheres vadias que ficam na porta dos bancos pedindo dinheiro.

    A nossa cidade de cidade maravilhosa passou a ser nos últimos 30 anos a cidade pavorosa.

    Tudo por culpa de politicos incompetentes que deixaram favelizar a cidade.
    Precisamos reprimir urgentemente a migração nortdestina pra cá.
    Nossa cidade não está mais aguentando,nossa cidade está inchada,não tem para onde crescer…os nordestinos chegam aos montes na rodóviaria e seguem direto para rocinha e outras favelas da cidade.

    Quero ver o meu Rio do passado de volta…o meu Rio do Cartola,o meu Rio do Tom jobim,o meu Rio da garota de Ipanema…não tenho nenhuma culpa se o carinha pede dinheiro em um sinal de transito!!!
    Deus deu braços,pernas e principalmente cérebros aos seres humanos então quero que esses vadios se danem!
    Não tenho que ajudar vagabundos!

    Quero que esses vermes fiquem longe do Rio!

  3. carlos eduardo pereira / fev 27 2010 9:22 pm

    Uma orientação é o mínimo que se faz, eu faço, desde de dar sujestão de cursos técnicos gratuítos ou quase. Enquanto o Rio, é a cidade mais linda do mundo e não se fala mais nisso…Ou melhor, se fala.

Trackbacks

  1. Amiga Secreta – Ela é Carioca | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: